segunda-feira, 16 de maio de 2011

A IMPORTÂNCIA DO INGÊS NAS ESCOLAS

Actualmente, é duma importância extrema o domínio escrito e falado da língua inglesa. O Inglês constitui praticamente, embora formalmente assim não seja enunciado como tal, o idioma universal, aquele que qualquer um, em qualquer parte do mundo, deverá dominar, se quiser ter sucesso nesta era de Globalização.
Se já no passado, era imperdoável nalgumas profissões a não completa fluência do Inglês: aos políticos, jornalistas e apresentadores, hoje em dia, generalizou-se essa necessidade a quase todas as profissões, e até não profissões, nos anos de escolaridade mais avançada, o não domínio do Inglês é uma grave desvantagem com que o aluno se pode deparar, dado que os assuntos mais actuais, a última palavra sobre qualquer tema, geralmente é primeiramente escrita em INGLÊS.
Na Informática, o conhecimento do Inglês é essencial. Se os sistemas operativos e as principais aplicações de produtividade são já hoje localizadas para Português (é só esperar algum tempo após o lançamento do software na versão original em Inglês), muitas outras aplicações de software, algumas que poderão fazer a diferença em termos de produtividade, não são traduzidas para Português, e o utilizador, tem mesmo que dominar os conceitos, os menus, e os textos da ajuda na língua de Sua Majestade.
Se além disso, pensarmos que a grande fonte de informação actualmente é a Internet, e que esta é esmagadoramente constituída por textos em Inglês, então está mais que justificada a necessidade de incentivarmos os nossos filhos desde bem pequenos a aprenderem este idioma.
 Como nem todos temos a possibilidade de permitir às nossas crianças desde tenra idade o acesso a escolas bilingues onde se habituem a falar o inglês, o que tem sido fortemente apontado por especialistas como uma porta de entrada para o sucesso no mundo globalizado, resta-nos aproveitar iniciativas como esta do Magalhães para fazer com que tomem contacto com o Inglês através da Internet, consubstanciado com alguma ajuda em casa e com material didáctico nesta língua.
Já ouvimos várias vezes falar inglês, por exemplo, em filmes ou séries que passam na televisão ou em canções de cantores ou grupos britânicos e americanos difundidas pela rádio; ouvimos palavras inglesas, tais como, stop ou bus, assim como soltamos palavras inglesas como YES ou OK.
De facto, a importância e a expansão do inglês são de tal ordem que muitas palavras e expressões inglesas têm sido adoptadas por outras línguas, tornando-se assim internacionais, como é o caso de ROCK ou JEANS.
No caso da nossa língua há bastantes palavras de origem inglesa (anglicismos) que fazem parte do nosso léxico. Algumas mantêm ainda a sua forma original inglesa (por exemplo, snack bar), outras, no entanto, passaram a escrever-se e dizer-se de maneira ligeiramente diferente, (por exemplo, penalti que vem do inglês penalty).
Aprender uma língua é muito mais que adquirir uma ferramenta de comunicação. É também aprender uma cultura, é abrir-se ao multiculturalismo, é adquirir uma nova maneira de ver as coisas e o mundo, é aumentar a disponibilidade para a mobilidade.



TRABALHO REALIZADO POR:
HELENA, PAULA CAPELA E MARIA JOSÉ.

Sem comentários:

Enviar um comentário