terça-feira, 17 de maio de 2011

A importância da Língua Inglesa como ferramenta de trabalho.

Por causa da grande globalização que ocorre mundialmente houve a necessidade de adoptar uma linguagem eficiente para a comunicação entre as nações. A língua que foi adoptada foi o inglês, já que a mesma é conhecida e falada nos quatro cantos do mundo (Língua Universal).
Como o mercado de trabalho se tem tornado cada vez mais competitivo, e as empresas principalmente as de grande e médio porte, possuem filiais e clientes em diversas partes do mundo, os candidatos às vagas dessas empresas precisam ter um conhecimento da língua inglesa, para poderem ter alguma hipótese de conquistar a vaga.
Temos de saber que dentro de seu país cada pessoa falará a sua língua nativa. Porém a sociedade global, que é onde está a fonte de informação e de conhecimento, exige uma só comunicação. Quem não adoptar essa língua, estará praticamente excluído da sociedade global e por consequência do mercado de trabalho.
Podemos perceber que aprender inglês deixou de ser uma curiosidade para ser uma necessidade, pois sem ele ficaremos desqualificados na hora de conquistar um emprego.
 O domínio da língua inglesa é uma maneira de termos muitas portas abertas para o nosso crescimento e desenvolvimento profissional. Mas para aprender o inglês não basta apenas frequentar um curso, temos que o fazer com vontade e empenho, e ter a consciência que para pensar em grande sucesso profissional temos que nos preparar cada vez mais, e o inglês é o começo dessa busca de sucesso no mercado de trabalho. Com o aparecimento da internet, os conhecimentos de Inglês tornaram-se fundamentais, àqueles que procuram fazer uma pesquisa eficiente ou trabalhos na internet. Como consequência disso, o grau de exigência da língua inglesa no trabalho é cada vez maior.
O mercado de trabalho actualmente considera um requisito básico no momento da contratação que o candidato domine o Inglês. Até podemos ser muito bons naquilo que nos compete fazer num determinado trabalho, mas se não tivermos o conhecimento da língua inglesa aperfeiçoada, com certeza o nosso emprego não se manterá por muito mais tempo. Daí a importância de conhecimento do inglês como ferramenta de trabalho. As profissões que mais exigem o conhecimento de inglês são a restauração, a hotelaria, e empregada de balcão. Constata-se realmente esta informação visto que são postos de trabalho que interagem com o público de varias nações, devido muitas das vezes ao turismo.




 Formanda: Carla Alves/ Vera Sárria/ Madalena Rocha                        Data:02 /03/2011

segunda-feira, 16 de maio de 2011

A IMPORTÂNCIA DO INGÊS NAS ESCOLAS

Actualmente, é duma importância extrema o domínio escrito e falado da língua inglesa. O Inglês constitui praticamente, embora formalmente assim não seja enunciado como tal, o idioma universal, aquele que qualquer um, em qualquer parte do mundo, deverá dominar, se quiser ter sucesso nesta era de Globalização.
Se já no passado, era imperdoável nalgumas profissões a não completa fluência do Inglês: aos políticos, jornalistas e apresentadores, hoje em dia, generalizou-se essa necessidade a quase todas as profissões, e até não profissões, nos anos de escolaridade mais avançada, o não domínio do Inglês é uma grave desvantagem com que o aluno se pode deparar, dado que os assuntos mais actuais, a última palavra sobre qualquer tema, geralmente é primeiramente escrita em INGLÊS.
Na Informática, o conhecimento do Inglês é essencial. Se os sistemas operativos e as principais aplicações de produtividade são já hoje localizadas para Português (é só esperar algum tempo após o lançamento do software na versão original em Inglês), muitas outras aplicações de software, algumas que poderão fazer a diferença em termos de produtividade, não são traduzidas para Português, e o utilizador, tem mesmo que dominar os conceitos, os menus, e os textos da ajuda na língua de Sua Majestade.
Se além disso, pensarmos que a grande fonte de informação actualmente é a Internet, e que esta é esmagadoramente constituída por textos em Inglês, então está mais que justificada a necessidade de incentivarmos os nossos filhos desde bem pequenos a aprenderem este idioma.
 Como nem todos temos a possibilidade de permitir às nossas crianças desde tenra idade o acesso a escolas bilingues onde se habituem a falar o inglês, o que tem sido fortemente apontado por especialistas como uma porta de entrada para o sucesso no mundo globalizado, resta-nos aproveitar iniciativas como esta do Magalhães para fazer com que tomem contacto com o Inglês através da Internet, consubstanciado com alguma ajuda em casa e com material didáctico nesta língua.
Já ouvimos várias vezes falar inglês, por exemplo, em filmes ou séries que passam na televisão ou em canções de cantores ou grupos britânicos e americanos difundidas pela rádio; ouvimos palavras inglesas, tais como, stop ou bus, assim como soltamos palavras inglesas como YES ou OK.
De facto, a importância e a expansão do inglês são de tal ordem que muitas palavras e expressões inglesas têm sido adoptadas por outras línguas, tornando-se assim internacionais, como é o caso de ROCK ou JEANS.
No caso da nossa língua há bastantes palavras de origem inglesa (anglicismos) que fazem parte do nosso léxico. Algumas mantêm ainda a sua forma original inglesa (por exemplo, snack bar), outras, no entanto, passaram a escrever-se e dizer-se de maneira ligeiramente diferente, (por exemplo, penalti que vem do inglês penalty).
Aprender uma língua é muito mais que adquirir uma ferramenta de comunicação. É também aprender uma cultura, é abrir-se ao multiculturalismo, é adquirir uma nova maneira de ver as coisas e o mundo, é aumentar a disponibilidade para a mobilidade.



TRABALHO REALIZADO POR:
HELENA, PAULA CAPELA E MARIA JOSÉ.

A Importância da Língua Inglesa no Mundo Globalizado

O fenómeno da súbita globalização do mundo e da consequente necessidade de uma linguagem eficiente de comunicação é um facto que não depende de nele acreditarmos ou não. Sendo assim, aprender um idioma tornou-se uma necessidade básica para profissionais de diversas áreas e para aqueles que se preparam para ingressar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O domínio de idiomas significa crescimento, desenvolvimento e, acima de tudo, melhores condições de acompanhar as rápidas mudanças que vêm ocorrendo neste novo e tecnológico século.
A crescente internacionalização dos mercados levou as nações a adoptarem o Inglês como o idioma oficial do mundo dos negócios e considerando a importância económica de Portugal como país em desenvolvimento, dominar o Inglês tornou-se sinónimo de sobrevivência e integração global. A aprendizagem do Inglês abre as portas para o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural. O mercado actualmente considera um requisito básico no momento da contratação que o candidato domine o Inglês. Muitas vezes o conhecimento do Inglês significa um salário até 70% maior.
As Universidades em Portugal, tem como objectivo integrar cada vez mais a língua inglesa no nosso pais, por sua vez sabendo que não é uma disciplina obrigatória, optaram por introduzir a disciplina de inglês como aula extra curricular.
 Por essa razão, não só o profissional que já actua no mercado precisa de ter conhecimento da língua como também o jovem que deseja ingressar em cursos de graduação. O Inglês deixou de ser um luxo para integrar o perfil do profissional ou futuro profissional por mais jovem que ele seja. A realidade é uma só; ou você domina um ou mais idiomas e o Inglês é primordial ou as suas oportunidades serão menores.
Com o advento da Internet, os conhecimentos de Inglês tornaram-se fundamentais para aquele que busca fazer uma pesquisa eficiente na Web. A Internet tende a ser, no futuro, um dos mais poderosos instrumentos tecnológicos aptos a trazer e levar informações de forma mais eficiente e a tendência é que as pessoas se dêem conta disso cada vez mais rápido. Se você domina o Inglês, todas as suas buscas na rede terão êxito.
O Inglês é um idioma conhecido em qualquer lugar do mundo. Até na China se fala Inglês. Se você gosta de viajar, nada melhor do que dominar um idioma falado em qualquer parte do mundo. A sua viagem com certeza será mais agradável e você não será um turista que só tira fotos e faz gestos para tentar conseguir o que quer.


Trabalho elaborado pelas formandas:
Paula Afonso, Elsa Meira e Isabel Arezes
14/03/2011

A importância da Língua Inglesa na Formação Profissional

União Europeia decidiu, há alguns anos, que todas as escolas de países vinculados àquela Comunidade deverão ter, em seus currículos, no mínimo três línguas, a do próprio país e mais duas estrangeiras.
Entendem os legisladores da União Europeia, ligados à Educação e à formação profissional, que os cidadãos europeus não poderão exercer seu pleno direito de liberdade em outros países, se não puderem comunicar-se na língua local. Não poderão ter as mesmas oportunidades de estudo, não poderão ter as mesmas oportunidades de emprego, não poderão ter participação activa na vida daquela comunidade.
Assim, as crianças, jovens e adultos residentes em países da União Europeia, irão, a partir de agora, obrigatoriamente, comunicar-se em três línguas, sendo a língua inglesa a mais escolhida
É o nascimento do “Ser Humano Universal”, com o qual tanto sonhamos.
Quem irá ganhar com isso? Em primeiro lugar a pessoa, que terá muito mais liberdade de movimentação dentro da Comunidade. Poderá estudar, morar e trabalhar
noutros países sem qualquer constrangimento, podendo, também, é claro, conviver com pessoas de outros países, com a maior naturalidade.
Portugal precisa inserir-se neste mesmo movimento, de liberdade através do conhecimento. Com o Inglês, já teremos condições de estar em contacto com a maioria dos países do mundo. A China, como novo parceiro comercial de Portugal, com quase a metade da população mundial, tem o Inglês como segunda língua para comunicação
Assim, fica evidente a importância da língua estrangeira no desenvolvimento profissional, tanto comercial e industrial, quanto de gastronomia, de turismo, de hotelaria, ou outras.
No mundo actual, o mercado, a cada dia, torna-se mais competitivo. A competitividade entre os profissionais é um factor real, e o que faz a diferença é a formação complementar de cada um.
A língua estrangeira é uma ferramenta necessária para que se obtenha o sucesso do profissional de Comércio Exterior. Sem ela não se consegue a negociação e nem a comunicação.
A importância da língua não é só na fala, mas também na escrita, pois o preenchimento de documentações em outras línguas é comum na vida de um profissional.
A língua inglesa deve ser encarada como estratégia para o sucesso profissional.




Trabalho realizado:
Ø  Ágata Baixinho
Ø  Carla Silva
Ø  Cristina Seco

A importância do inglês no nosso dia-a-dia

Todos já ouvimos dizer que o Inglês é o Idioma Universal. Não é ao acaso que é oficial em 53 países, falado no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nigéria, República da Irlanda, África do Sul, Nova Zelândia, entre outros.
O inglês é cada vez mais imprescindível no mundo em que estamos inseridos. A globalização faz com que a língua se torne algo fundamental nos tempos atuais, é uma língua que tem-se tornado indispensável no nosso dia-a-dia. A compreensão e expressão correcta da língua inglesa é de grande valia para obtenção da comunicação, a qual é de extrema importância nas viagens, negócios, estudos, acesso ao trabalho, enfim, é a língua da comunicação com quase todo o mundo, assim sendo, a língua da globalização.
Todos os dias nós convivemos com uma série de palavras em inglês, daí percebemos a importância e a influência que exerce sobre a nossa cultura.
Em Portugal, o Ministério da Educação implementou a obrigação às escolas primárias oferecerem a disciplina do Inglês, apesar de não ser obrigatório a assistência, daí estas serem em horários extra curriculares. Se observarmos, queiramos ou não, somos confrontados com palavras em Inglês no nosso quotidiano, tais como: internet, Web, Messenger, Download, Fast food, Feeling,Word, Windows, Microsoft etc. Por esta razão, é de extrema importância que se perceba pelo menos o básico desta língua.