quarta-feira, 22 de junho de 2011

CLC - UFCD 5 – TICS

O PAPEL DOS MASS MEDIA NA DIVULGAÇÃO CULTURAL

Os Mass Media são sistemas organizados de produção, difusão e recepção de informação para o público, nomeadamente a informação cultural. São considerados meios de comunicação social: o jornal, revistas, folhetos publicitários, a rádio, o cinema, a televisão e, com um crescimento acentuado, a internet.
       Os meios de comunicação social oferecem às pessoas o acesso à literatura, ao teatro, à música e às artes, que não lhes são disponíveis tão facilmente, e assim promovem o desenvolvimento humano no que concerne à ciência, à sabedoria e à beleza.
Os mass media têm assim um papel importante na divulgação/promoção cultural e artística, pois os bens culturais e os próprios autores obtêm diversos graus de visibilidade, com os diferentes meios de comunicação: a vantagem da imprensa, é a possibilidade do contacto directo e por tempo indeterminado; acessível em qualquer região e formato, fácil de transportar, promovendo a leitura às pessoas. Tem um papel importante na divulgação dos eventos sociais e na vida privada. Relata os acontecimentos mais ao pormenor e com mais confiança na informação, visto ter mais tempo para a confirmar. A televisão é dona de um grande impacto, um forte veículo de publicidade, com elevada eficácia e de baixo custo, permite ver a imagem e ao mesmo tempo ouvir, e tem movimento. O rádio é outro meio de comunicação social que, embora não tenha tanto impacto como a televisão, este oferece custos muito baixos, e é acessível de diversas formas, visto que podemos realizar outras tarefas enquanto ouvimos rádio, tem um papel de informação e de cultura muito próximo e importante, nele é nos possível ouvir a promoção dos bens culturais, só que nos limita a possibilidade de visualizar aquilo que nos transmitem. É um veículo que nos oferece um vasto leque musical, podendo ser usado em qualquer lugar. A Internet, por ter um campo mais abrangente de informação, dá-nos conhecimentos mais alargados sobre os assuntos do nosso interesse.
Mas, por vezes, os mass media são utilizados como instrumentos de manipulação e persuasão, têm um forte poder na opinião pública. E no caso da classe publicitária, esta utiliza-os para imporem ou influenciarem a compra ou venda de um produto ou serviço.
As campanhas publicitárias influenciam e muito a divulgação da cultura. Hoje em dia, o marketing tem estratégias delineadas e público-alvo para campanhas, que levam as pessoas a serem por vezes manipuladas pelos media.
Cabe então aos órgãos responsáveis, fiscalizarem o tipo de informação que está a ser utilizada por esses meios, bem como ao receptor das informações ter a percepção de seleccionar e analisar as informações que considerar úteis para si, denunciado os abusos aos órgãos competentes.
Efectivamente, já não somos capazes de viver sem os “mass media”. Já não conseguimos passar sem o noticiário, as imagens da televisão ou os comentários jornalísticos! A imprensa escrita, a radiodifusão, a televisão e o cinema tornaram-se indispensáveis à vida do homem.

Sem comentários:

Enviar um comentário